top of page
Buscar
  • Rafael Carvalho

O Guia Definitivo para a Gestão de Riscos: Protegendo a Saúde Financeira da sua Empresa.



Em meio a um mercado cada vez mais volátil e incerto, a gestão de riscos se torna um componente crucial para a sobrevivência e crescimento de qualquer empresa. Infelizmente, muitas empresas subestimam a importância da gestão de riscos, o que muitas vezes leva a consequências desastrosas.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade das empresas brasileiras encerram suas operações em menos de três anos. Este artigo serve como um guia definitivo para gestão de riscos, focando em como proteger a saúde financeira da sua empresa.


Mas qual a importância de uma gestão de risco bem estruturada?


Prever erros e entender como gerenciá-las antes mesmo que aconteçam é o principal objetivo de um gerenciamento de risco e através dela é possível identificar as oportunidades e ameaças do mercado, evitando que problemas atuais comprometam a saúde financeira da empresa.


Toda gestão de risco tem a possibilidade de impulsionar o desenvolvimento da empresa, criando oportunidades de negócios, aumentando assim a competitividade. Consequentemente a empresa gera valor e otimiza seu capital de giro. Além disso, ela reduz gastos e traz soluções financeiras mais acessíveis, aumenta o padrão da credibilidade, sendo notada pelos clientes, colaboradores, parceiros e traz melhorias operacionais.


Como Funciona a Gestão de Riscos.


A gestão de riscos funciona através da avaliação da probabilidade de ocorrência de eventos imprevistos que podem afetar negativamente a empresa. Esta avaliação permite à empresa elaborar planos de ação eficientes para mitigar esses riscos e minimizar o impacto sobre a saúde financeira da organização.


A gestão de riscos atua de forma estratégica identificando a origem, classificação, probabilidade e impacto de possíveis prejuízos, como eles podem agir no financeiro da empresa e como podem ser evitados ou minimizados, caso o problema já esteja acontecendo.


Tipos de riscos financeiros


Sendo de menor ou maior intensidade, os riscos podem surgir de diversas formas em variados setores da empresa. Mas quais são os tipos de riscos mais comuns que podemos encontrar?


  1. Risco Operacional: voltado às questões operacionais da empresa, tais como, problemas no sistema, maquinário com defeito, funcionários, entre outros;

  2. Risco de liquidez: direcionado à má administração financeira, onde existe atraso ou falha nos pagamentos, trazendo juros das contas ao caixa da empresa;

  3. Risco de crédito: ocorre quando algum dos lados não paga a dívida creditada, dificultando créditos futuros, diminuindo o fluxo de caixa e impossibilitando negócios promissores.


Os passos de execução da gestão de risco


Para executar a gestão de risco é preciso identificar o problema em potencial e o tipo de empresa.


Mas de forma resumida, planejar, direcionar, organizar e controlar os riscos internos e externos são os principais passos que compõem essa atividade.


Uma excelente maneira de iniciar a implementação da gestão de risco no seu negócio é adotar a ISO 31000 – que é a norma internacional de gestão de risco. Com ela você terá uma avaliação precisa de sua empresa tendo como benefício os seguintes pontos:


  • Proteção do valor empresarial;

  • Adaptabilidade;

  • Alinhamento da equipe governamental da empresa;

  • Crescimento constante;

  • Planejamento estratégico eficiente;

  • Preservação de uma cultura transparente e inclusiva;

  • Participação de todos os processos organizacionais;

  • Tomada de decisões assertivas.

Crescimento empresarial sadio com a gestão de risco


Ao englobá-la em todos os setores corporativos, a gestão de risco se torna eficiente é fundamental para o crescimento. Ter um sistema de gerenciamento nesta área evita muitas falências e isso é uma das principais causas de gastos nas empresas.


Focado na contribuição de um cenário favorável, a Adsum Group auxilia na gestão empresarial, trazendo o que há de mais avançado em tecnologia para uma evolução personalizada, de acordo com a necessidade de cada cliente.


Com um preço competitivo, buscamos atender de forma individualizada cada cliente e suas necessidades, para um crescimento sadio. Solicite hoje mesmo um orçamento e conte conosco para sua empresa se desenvolver com sucesso!





23 visualizações0 comentário
bottom of page