Buscar
  • Diego Ruiz

Cuide daquilo que gera faturamento no seu negócio. E terceirize o resto

"Identifique o que garante 80% da sua receita. O resto, pode terceirizar". Esta foi a resposta do consultor Giuliny Shauer ao jornal O Globo ser perguntado sobre o que fazer para enfrentar momentos de crise.


As dificuldades econômicas provocadas pela pandemia obrigaram muitos empresários a buscar soluções para superar o período de turbulência e se adaptar à realidade. Até aqui, pelo menos duas lições aprendemos com a crise. A primeira: novos tempos exigem medidas novas. A segunda: cada vez mais os donos de empresas precisam se dedicar ao que realmente importa no seu negócio.


Esses aprendizados reforçam e dão mais sentido à recomendação feita por Shauer. Terceirização é sim uma boa alternativa para enfrentar a crise e para preparar a sua empresa para futuro.


O modelo corporativo tradicional – operação, RH, administrativo, vendas e marketing - não dá mais conta dos desafios do ambiente de negócios de hoje. Além disso, o contexto atual exige dos gestores mais tempo e novas habilidades para manter sua empresa competitiva.


E por que terceirização da gestão administrativa e financeira da empresa pode ser um bom negócio?


O primeiro motivo é o que já falamos: manter os gestores focados no core business e na definição de estratégias. A consultoria otimiza os processos, traz os insumos e apresenta as soluções para tomada de decisão pelo alto comando das empresas. Ou seja, permite a expansão do negócio de forma mais estruturada.


O segundo é a chance de contar com especialistas em diferentes áreas. Diante de possíveis novos desafios ou dificuldades, o empresário poderá dispor de profissionais especializados em assuntos que não são do cotidiano da empresa e, por isso, não há equipe com experiência para tocar. Exemplos: operações de vendas e aquisições, governança, gestão de crise, auditoria e melhoria de performance tributária. Qualificação dos profissionais também pode resultar em mais agilidade na tomada de decisão.


Terceiro, a oportunidade de construir parcerias produtivas. Na ADSUM, trabalhamos com foco em identificar novas chances de negócios. Já promovemos match entre duas empresas que atendemos. Foi o encontro entre um cliente que queria expandir o market share; e o outro, que planejava trazer novos produtos para o seu portfólio. Oportunidade boa de negócio para os dois.


A terceirização também pode ainda trazer ganhos resultados financeiros. Tanto direto - com redução de gastos com mão de obra -, quanto indiretos, pelos ganhos de produtividade e eficiência que a otimização da gestão financeira e tributária podem trazer. Na ADSUM, nossa missão é fazer crescer seu negócio e que você, dono ou gestor do negócio, dedique seu tempo e atenção ao que realmente interessa.


17 visualizações0 comentário